PRESENÇA

homem vitruviano Quando conseguimos estar presentes, AQUI E AGORA, somos pessoas com um grande potencial. Toda nossa energia e nossa força estão AQUI. Nossa intuição e criatividade se alinham com o nosso propósito e o que fazemos tem impacto, abrindo espaços de confiança, de mudança e de esperança. Estamos presentes e atentos nesse momento.

Com frequência, corremos tanto que, quando falamos, o fazemos de forma rotineira e maçante, sem brilho. Não somos comunicadoras criativas, comunicadores criativos. Regressemos aos básico, que é estar no presente.

Quando você está diante de alguém, mas sua mente está no passado ou no futuro, no que tem que fazer logo mais ou no que aconteceu antes, você não está presente e sua comunicação com essa pessoa é péssima, você não escuta e nem fala utilizando o poder da presença. Você perde a oportunidade de um encontro ótimo e se contenta com um encontro comum, ordinário, sem nada de novo nem de especial. Você perde detalhes.

Sua presença e atuação influem. Creia em si mesma, em si mesmo. Lembre-se de que o poder está em sua presença agora. Considere sagrado cada encontro com alguém, e intensifique a sua presença. Seja com um cliente, um fornecedor, um sócio ou com sua filha, seu filho. Se você está com uma cliente, esteja plenamente com ela. Se você está com sua filha, dê-se completamente. Faça com que cada pessoa com que você esteja sinta que é a mais importante para você naquele momento. Faça de cada encontro uma eperiência inesquecível. Compartilhe o seu melhor. Dê sentido à conversa e evite fugir com comentários superficiais e olhares distraídos. Faça com que sua presença e seu ser acrescentem diferença, qualidade e clareza.

Juan Antonio Melé trabalha num banco há 35 anos. Ele comenta sua experiência como resultado de uma mudança de atitude que lhe trouxe um grande crescimento pessoal e aumentou a sua motivação para ir ao trabalho. Sentiu que cada compromisso com os clientes era de fato uma oportunidade sagrada para um verdadeiro encontro. Por isso, a sua mesa se parece com um altar e sempre que recebe alguém faz desse encontro uma verdadeira “re-união”. Talvez seja a única vez que se reúna com essa pessoa. É uma oportunidade de ouro para um encontro de olhares, de almas, de corações. Nesse momento, para Juan, o mais importante é estar presente com a pessoa que tem diante de si. Assim, a pessoa, o cliente, leva algo mais do que uma solução financeira. Leva com ele o calor humano e o frescor de uma reunião diferente.

Alguma vez você já se perguntou o que a sua presença provoca? Vejamos o caso do que provoca em nós a presença de um bebê. Diante de um bebê, colocamos de lado nossas couraças e nossas pretensões, as cortinas se abrem e recuperamos o espaço de inocência daquele que sequer sabe o que é sentir-se culpado. A energia do bebê é limpa, pura, sem falsidade, e nos infunde confiança. Na presença de um ser sem couraças, despimos as nossas próprias. Colocamos de lado as falsidades, as pretensões, as convenções e outras limitações, e adentramos um espaço cheio de sinceridade e autenticidade. Nosso coração sorri.

Além dos bebês e das bebês, há adultas, adultos que possuem essa capacidade de nos levar a esse espaço de sábia inocência. São pessoas simples ou sábias, santas, gurus, monges e monjas, pessoas que passaram anos libertando-se das falsidades, das crenças, dos condicionamentos do mundo, e regressaram ao seu estado de ser original, puro e inocente.

Quando você vive sem couraças e se dispõe a ser instrumento de energia divina e transcendente, sua presença é transformadora. Você deixa que o sakash atue em você. Sakash é um termo sânscrito. Refere-se à luz e ao poder divino que age em você e através de você. A luz é clareza, sabedoria, discernimento. O poder divino é a energia elevada, de alto nível vibratório, pura e purificadora, concentrada e limpa. É a energia capaz de dissolver os padrões, os vícios e os hábitos.

O sakash purifica e eleva. Quando o sakash age em você, você pode compartilhar com os outros o poder do amor, da cooperação e da compaixão, pode lhes proporcionar uma experiência de paz, de descanso e de tranquilidade. E tudo isso em pouco tempo. Você abre aos outros essa experiência, sem a necessidade de falar. Sua vibração e sua presença são transformadoras. Você desperta os outros com a luz e o poder da sua presença.

Você pode, basta querer.

fonte do texto:
SUBIRANA, Miriam. Serenidade mental: decida com lucidez. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p.117-120.
Disponível em <https://www.editorabk.org.br/pd-421b32-serenidade-mental-decida-com-lucidez-miriam-subirana.html>