SÃO FRANCISCO DÁ ORDENS ÀS ANDORINHAS E PREGA AOS PÁSSAROS
São Francisco chegou ao castelo de Savurniano e preparava-se para pregar ali. Mas muitas andorinhas cantavam e faziam barulho no pátio. Então ele lhes ordenou que fizessem silêncio até que tivesse terminado de pregar, e as andorinhas lhe obedeceram.
Depois, foi para a região que fica entre Cannaio e Bevagna e, durante a árdua caminhada, ergueu os olhos e, à margem do caminho, viu muitas árvores sobre as quais havia multidões de pássaros. Isso deixou São Francisco muito admirado, e ele disse a seu companheiro:
— Espera aqui na estrada, quero ir e pregar a meus queridos irmãos, os pássaros.
Assim, internou-se no campo e começou a falar aos pássaros que ali estavam. Logo vieram também alguns passarinhos das árvores, todos fizeram silêncio até que ele terminasse a prédica e só saíram voando depois de receberem sua bênção. Então, conforme contou depois frei Masseo, São Francisco passeou entre os pássaros, tocou na cabeça deles e os acariciou sem que nenhum deles saísse voando.
São Francisco ainda lhes pregou especialmente com as seguintes palavras:
— Passarinhos, meus irmãos, deveis sempre e em todo lugar louvar a Deus, pois Ele vos deu liberdade para que possais voar e flutuar à vontade, e também vos deu um bom e belo traje. Além disso, deu-vos o elemento do ar, pelo qual deveis ser-Lhe gratos. Pois não semeais e não colheis, e Deus vos alimenta e vos dá de beber os rios e as fontes, e ainda vos dá como refúgio as montanhas, os vales e as árvores altas para que possais construir vossos ninhos. Vosso Criador gosta imensamente de vós, portanto agradecei-Lhe e louvai-O sempre com fervor.
Enquanto São Francisco assim falava, todos os pássaros abriram o bico, esticaram o pescoço, estenderam as asas, inclinaram a cabecinha para o chão e lhe disseram com movimentos e trinados que ele lhes dera grande alegria. E São Francisco ficou feliz com todos eles, deleitando-se com a multidão de pássaros, com sua beleza e diversidade, sua confiança e atenção, louvando e venerando o Criador através deles.
fonte do texto:
HESSE, Hermann. Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2019.
Disponível em <https://www.record.com.br/produto/francisco-de-assis/>fonte das imagens:
PORTINARI, Cândido. Detalhe de painel de azulejos Igreja de São Francisco, Pampulha, MG.
Demais imagens coletadas na web de diversos artistas como Cândido Portinari; Giotto; Inos Corradin; Djanira da Motta e Silva; Sadao Watanabe; Rogério Dias; Sofia Urrutia Holguín; Regina Ammerman; Karli Joanne; Adelson do Prado.